COMO FAZER ABUDO COM LIXO ORGÂNICO?
Vivemos em um momento que as cidades já sofrem com diversos problemas com aterros, eles já não dão conta da demanda, e as prefeituras não tem disponibilidade de terrenos para construir novos novos aterros sanitários. Diminuir e transformar o seu próprio lixo doméstico em adubo é possível.
Transformação do lixo orgânico em adubo é um processo de compostagem, que é simples e pode ser feito em casa, beneficiando o próprio morador, a cidade e o meio ambiente, pois diminui drasticamente a quantidade de lixo enviado aos aterros.
O interessado deve aproveite ao máximo as sobras de alimentos, como talos, cascas, sementes, raízes e folhas, em fim, tudo que sobrou e que deveria ir direto para o cesto de lixo. tudo que sobrou, como cascas de ovos, frutas estragadas e borra de café, podem ir para a compostagem, gerando uma poderosa fonte de nutrientes para jardins, hortas, vasos e floreiras. tudo isso pode também podem se transformar em composto orgânico.
para compostagem, devem ser excluídos carne salgada, ou gorduras. pois isso é de difícil decomposição, alem disso atrai insetos e causa mal cheiro. revista e jornais tem um processo de decomposição muito lento e deve ser evitado.
Campanha:
Filmes de TV e peças para mídia impressa, mobiliário urbano, busdoor e caminhões de coleta da nova campanha reafirmam a vocação de Curitiba em inovar nas questões ambientais. Em 1989, a cidade foi a primeira capital brasileira a contar com a coleta seletiva de lixo. Dois anos depois, Curitiba lançou o Câmbio Verde, programa pioneiro na troca de recicláveis por alimentos, mais tarde implantado em diversas cidades.
COMO FAZER A COMPOSTAGEM EM SISTEMA DE ENTERRO:
Deve ser aberto um buraco no chão, em local sombreado, onde os resíduos orgânicos serão depositados diariamente. A dimensão e a quantidade de buracos vão depender da quantidade de material orgânico disponível e da área de plantio. Recomenda-se, para hortas e jardins no quintal, a abertura de dois ou mais buracos, podendo-se utilizar medidas aproximadas de 1 metro de comprimento, 0,50 metro de largura e 0,50 metro de profundidade.
É importante cobrir cada camada de material orgânico com uma fina porção de solo ou de palha para evitar o sol direto e para não atrair animais.
Pode-se misturar esterco, pois acelera a fermentação e enriquece o adubo.
O adubo orgânico somente deve ser utilizado na horta e vasos quando este estiver totalmente curtido, após um prazo de 90 a 120 dias.
COMO FAZER A COMPOSTAGEM EM CASA SEM QUINTAL?
pode ser utilizado, baldes de plástico velho, caixas de madeira, galões de água, caixas d’água quebradas ou potes de sorvete.
Basta depositar o resíduo orgânico no local, tendo sempre a preocupação de manter o recipiente tampado, para evitar insetos e mau cheiro.
Faça furos no fundo do recipiente para a saída do chorume (líquido eliminado pelo material orgânico em decomposição).
Se o recipiente estiver sobre uma superfície impermeável, coloque uma vasilha (bacia rasa) no fundo para recolher o chorume.
O líquido pode voltar à mistura do composto ou ser diluído e aplicado nas plantas (um copo de chorume para nove litros d’água).

Nenhum comentário:
Postar um comentário